Existem lubrificantes formulados especificamente para lubrificação de cabo de aço. Lubrificar um cabo de aço com lubrificante correto, previne a ocorrência de oxidação, além de perda da área metálica provocada por atritos internos e externos, que causam perda de resistência.
Um lubrificante adequado para ser utilizado em cabos de aço deve possuir as seguintes características:
– Permanecer estável nas condições operacionais;
– Anticorrosivo;
– Possuir compatibilidade com o lubrificante original;
– Ser quimicamente neutro;
– Possuir alta aderência e viscosidade moderada;
– Capaz de penetrar entre as tramas e chegar na alma do cabo de aço.
Existem diversas formas de realizar a lubrificação em cabos de aço, como, por exemplo, pincel, estopa, mas a maneira mais eficiente é contar com um sistema de lubrificação de gotejamento ou pulverização, principalmente com aplicação do lubrificante na região dos cabos que passa pelas pólias e tambores.
Antes de iniciar a lubrificação, o mesmo deve ser limpo para remover o lubrificante velho, as crostas e partículas abrasivas. Não é recomendado o uso solventes, pois removem a lubrificação interna, além de deteriorar a alma do cabo de aço. Nunca utilize óleo queimado ou usado, apenas os produtos desenvolvidos para esta operação. O óleo queimado ou usado é uma substância ácida e pouco aderente, que não protege e acelera o processo de corrosão, aumentando o desgaste do cabo de aço.
A Nexux é especialista em lubrificação e estamos a disposição para visitar, entender, propor melhorias ou projetar o seu sistema.
Entre em contato com a NEXUX para saber mais: (11) 9 3064-9695