Seis características de lubrificantes adequados para cabos de aço

Design sem nome (32)

Existem lubrificantes formulados especificamente para lubrificação de cabo de aço. Lubrificar um cabo de aço com lubrificante correto, previne a ocorrência de oxidação, além de perda da área metálica provocada por atritos internos e externos, que causam perda de resistência.

Um lubrificante adequado para ser utilizado em cabos de aço deve possuir as seguintes características:

– Permanecer estável nas condições operacionais;

–  Anticorrosivo;

– Possuir compatibilidade com o lubrificante original;

– Ser quimicamente neutro;

– Possuir alta aderência e viscosidade moderada;

– Capaz de penetrar entre as tramas e chegar na alma do cabo de aço.

Existem diversas formas de realizar a lubrificação em cabos de aço, como, por exemplo, pincel, estopa, mas a maneira mais eficiente é contar com um sistema de lubrificação de gotejamento ou pulverização, principalmente com aplicação do lubrificante na região dos cabos que passa pelas pólias e tambores.

Antes de iniciar a lubrificação, o mesmo deve ser limpo para remover o lubrificante velho, as crostas e partículas abrasivas. Não é recomendado o uso solventes, pois removem a lubrificação interna, além de deteriorar a alma do cabo de aço. Nunca utilize óleo queimado ou usado, apenas os produtos desenvolvidos para esta operação. O óleo queimado ou usado é uma substância ácida e pouco aderente, que não protege e acelera o processo de corrosão, aumentando o desgaste do cabo de aço.

 

A Nexux é especialista em lubrificação e estamos a disposição para visitar, entender, propor melhorias ou projetar o seu sistema.

 

Entre em contato com a NEXUX para saber mais: (11) 9 3064-9695

Categorias

Últimas postagens: