Sistemas Centralizados
O Sistema Centralizado de Lubrificação, também conhecido como automático ou semiautomático, é uma tecnologia que tem por finalidade lubrificar um elevado número de pontos, independentemente de sua localização. Pode ser de lubrificação a graxa ou a óleo, conforme as condições e necessidades específicas do sistema. Garante uma lubrificação de modo confiável e precisa, com a utilização de poucos recursos humanos, reduzindo com isso a exposição de pessoas nas áreas operacionais, diminuindo a condição de riscos de acidentes e reduzindo o tempo de parada do maquinário.
Na Lubrificação Centralizada (Sistema Centralizado de Lubrificação) o lubrificante é dosado e bombeado seriada e progressivamente, evitando a lubrificação insuficiente e excessiva. Desta maneira, a máquina está sempre renovando a quantidade de lubrificante de forma adequada e livre de impurezas. Um lubrificante novo e limpo aplicado em intervalos curtos e frequentes, elimina a contaminação, renova as características físico-químicas do lubrificante e repõe a película de contato.
Portanto, a Lubrificação Centralizada é um método seguro, racional e eficiente que aplica o lubrificante simultaneamente a todos os pontos do equipamento na quantidade e frequências correta, podendo reduzir em até 60% a quantidade do lubrificante e pelo menos 20% da energia consumida pelos equipamentos lubrificados. Normalmente, só essas duas economias já justificariam o custo de uma instalação.
Principais Benefícios
– Prolonga a vida útil dos componentes da máquina;
– Aumenta a produção e reduz os custos com manutenção;
– Permite a lubrificação com o equipamento em operação;
– Melhor acesso do lubrificante nos pontos, por lubrificar em movimento;
– Diminuição dos tempos de parada de equipamentos, melhorando a produtividade;
– Aumento da segurança do pessoal que intervém nos trabalhos de lubrificação;
– Economia de lubrificantes pela racionalização do seu uso;
– Eliminação de contaminação do lubrificante pelo manuseio;
– Amortiza o investimento em curto prazo.